Campanha de incentivo à leitura idealizada e produzida por alunos do 2ºano - turma pp02/2003 - do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFACS. O texto do vídeo é uma adaptação do texto de Guiomar de Grammont.
sexta-feira, 28 de junho de 2013
quarta-feira, 26 de junho de 2013
Entrevista com o grande educador Rubem Alves, assista!
O 3 a 1 entrevista o psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro Rubem Alves. Ele aborda temas como educação, morte e religião, entre outros.
A educação é um assunto de frequente reflexão do escritor que defende a educação da sensibilidade e o processo contínuo de desaprender. "Nossa escola não tem espaço para a educação da sensibilidade, a ensinar a desaprender. Somos prisioneiros do que aprendemos e, enquanto lembrarmos do que aprendemos, estaremos presos. É preciso desaprender", avalia.
O escritor comenta sobre a necessidade de a educação tratar das coisas práticas e cotidianas da vida. "Quero que os alunos aprendam coisas que tenham a ver com a vida. Só que os nossos currículos são chamados de grades curriculares, esse nome horrível. E os professores não se rebelam contra isso", ressalta. O escritor também fala da responsabilidade dos pais no processo educativo. "Os pais são os maiores inimigos da educação porque pensam que a educação serve para preparar as crianças para o vestibular e o mercado de trabalho. Criança é para brincar", explica. Além disso, fala sobre seu processo criativo e sobre a forma que ele escreve: "O que eu quero passar para o meu leitor é o que estou sentindo naquele momento. Se ele se identifica com o que escrevi, se dá a comunhão. Isso é uma felicidade imensa para mim. Não quero ensinar nada, só quero compartilhar as minhas ideias."
Participam da entrevista os escritores e educadores Gabriel Perissé e Rogério de Almeida. A apresentação do 3 a 1 é do jornalista Luiz Carlos Azedo.
Fonte: http://tvbrasil.org.br/3a1
O escritor comenta sobre a necessidade de a educação tratar das coisas práticas e cotidianas da vida. "Quero que os alunos aprendam coisas que tenham a ver com a vida. Só que os nossos currículos são chamados de grades curriculares, esse nome horrível. E os professores não se rebelam contra isso", ressalta. O escritor também fala da responsabilidade dos pais no processo educativo. "Os pais são os maiores inimigos da educação porque pensam que a educação serve para preparar as crianças para o vestibular e o mercado de trabalho. Criança é para brincar", explica. Além disso, fala sobre seu processo criativo e sobre a forma que ele escreve: "O que eu quero passar para o meu leitor é o que estou sentindo naquele momento. Se ele se identifica com o que escrevi, se dá a comunhão. Isso é uma felicidade imensa para mim. Não quero ensinar nada, só quero compartilhar as minhas ideias."
Participam da entrevista os escritores e educadores Gabriel Perissé e Rogério de Almeida. A apresentação do 3 a 1 é do jornalista Luiz Carlos Azedo.
Fonte: http://tvbrasil.org.br/3a1
terça-feira, 25 de junho de 2013
Coma este livro
Designer gráfico e fotógrafo polonês Pawel Piotrowski satisfaz nossa fome com seu "Sanduíche Livro", uma deliciosa seleção de projetos deliciosos esculpido e colorido à perfeição!
Via Book Patrol
Que tal fazer uma pós-graduação no exterior? Confira lista de bolsas
Clique sobre o suplemento abaixo para ler todas as informações sobre como ter acesso a bolsas de estudo de pós-graduação.
segunda-feira, 24 de junho de 2013
Quer aprender Francês? é gratuito e você pode!
O Francoclic é o resultado de uma parceria entre Embaixada da França no Brasil e o Ministério brasileiro da Educação. O site possui diversos recursos de acesso livre.
Clique na imagem abaixo.
Clique na imagem abaixo.
![]() |
Francoclic |
Escrita: curiosidades e evolução
![]() |
Pintura rupestre da Pedra do Castelo - Piauí |
1. Pictografia - O desenvolvimento na habilidade do desenho surgiu no período de 30.000 a 25.000 a.C., quando a cultura da Antiga Idade da Pedra passou para o estágio do Paleolítico Superior. Os desenhos, de rabiscos feitos com os dedos na argila úmida, evoluíram para formas mais elaboradas, onde passaram a ser utilizadas as cores e a escala para representar grupos, bem como artifícios que davam a ilusão de movimento. Representavam, em sua maioria, animais correndo, saltando, pastando, ruminando ou enfrentando caçadores. Apesar de exprimirem senso estético, supõe-se que não foram produzidos exclusivamente com esse fim, já que existem indícios da prática da magia. Nesses desenhos ou nessas marcas já existe o germe de alguma coisa parecida com um rudimento da escrita, sem, no entanto, constituir um sistema regular de notação da linguagem ou mesmo um ponto de partida histórico da escrita propriamente dita.
![]() |
Escrita cuneiforme |
2. Escrita Cuneiforme - Sistema de escrita que surgiu na Babilônia, em meados do quarto milênio a.C. Consistia na gravação de caracteres, com haste de ponta quadrada, em tabletes de argila úmida posteriormente cozidos ao forno, resultando em incisões em forma de cunha, razão pela qual foi denominada de escrita cuneiforme. Tratava-se inicialmente de um sistema pictográfico que gradualmente se transformou em um conjunto de sinais silábicos e fonéticos onde eram empregados centenas de diferentes sinais. Desse sistema de escrita, no entanto, não se derivou nenhum alfabeto.
![]() |
hieróglifos cursivos em papiro |
![]() |
Alfabeto Fenício |
4. Escrita Alfabética - A escrita, até chegar aos sistemas alfabéticos atualmente utilizados, passou por um longo processo de evolução,com inúmeras mudanças e transformações. Essa evolução foi marcada pelo surgimento do sistema de escrita ideográfica (cuneiforme, hieroglífico e chinês), que foi gradualmente conduzido para o fonetismo, sistema onde as palavras passaram a ser decompostas em unidades sonoras.O fonetismo aproximou, portanto, a escrita de sua função natural que é a de interpretar a língua falada, a língua oral, a língua considerada como som. Dessa forma o sinal se libertaria do objeto e a linguagem readiquiriria a sua verdadeira natureza que é oral. Decompondo o som das palavras, o homem percebeu que ela se reduzia a unidades justapostas, mais ou menos independente umas das outras e nitidamente diferenciáveis. Daí surgiram dois tipos de escrita: a silábica, fundamentada em grupos de sons e a, alfabética, onde cada sinal corresponde a uma letra.A escrita alfabética foi difundida com a criação do alfabeto fenício, constituído por vinte e dois signos que permitiam escrever qualquer palavra. Adotado pelos gregos, esse alfabeto foi aperfeiçoado e ampliado passando a ser composto por vinte e quatro letras, divididas em vogais e consoantes. A partir do alfabeto grego surgiram outros, como o gótico, o etrusco e, finalmente o latino, que com a expansão do Império Romano e o domínio do mundo ocidental, se impôs em todas as suas colônias.
![]() |
Manuscritos do Mar Morto |
Fonte de texto: Maria Ribeiro
Imagens: Blog Paleografia no museu, blog remexendo o passado, blog arquelogia bíblica, Nanies Word
sexta-feira, 21 de junho de 2013
As leitoras de Rick Beerhorst
O artista plástico norte-americano Rick Beerhorst é um apaixonado por livros e fica claro em suas pinturas e desenhos. Leitoras compenetradas!
Fonte: Studio Rick Beerhorst
Clique sobre as imagens para ampliá-las.
Fonte: Studio Rick Beerhorst
Assinar:
Postagens (Atom)