quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Editais capacitarão cerca de 3 mil agentes de leitura em 2010

O diretor de Livro, Leitura e Literatura do MinC, Fabiano dos Santos Piúba, e o consultor Fernando Braga participaram, na última sexta-feira (13/11), de reunião de planejamento para implementação da ação Agentes de Leitura.

O encontro reuniu representantes de sete estados – CE, SC, AC, PI, RJ, PA e BA. Foram debatidos procedimentos para o lançamento de editais estaduais para seleção dos Agentes de Leitura. Inicialmente serão formados cerca de três mil agentes em dez estados no começo de 2010.

Os editais devem ser lançados em meados de janeiro do próximo ano. Serão investidos, entre recursos dos Ministérios da Cultura e da Educação, cerca de 9 milhões de reais na formação dos Agentes de Leitura.

Fonte: MinC

Brasil entre os 50 países com hábito de leitura

Jornal de Brasília, 17/11/2009

Estudo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) referente ao hábito da leitura em 52 países revela que o Brasil ocupa a 47ª posição. Mais do que isso, mesmo tendo elevado a média de livros que os brasileiros leem por ano de 1,8 para mais de quatro nos últimos anos, o ranking é um sinal de alerta para que haja maior empenho em relação à Educação. Em países de senvolvidos, uma pessoa lê em média 10 livros ao ano.
Na opinião da Claudio Amadio, criador da Cidade do Livro, há que se comemorar a transformação por que a educação vem passando. “Percebemos uma ação conjunta de pais e educadores no sentido de desmistificar a ideia de que os livros são chatos e de mostrar na prática que é perfeitamente possível se divertir em meio a livros e num ambiente cultural”.
Amadio revela que a cada ano aumenta o número de escolas que adotam o primeiro parque temático cultural brasileiro como passeio. Inaugurada há 12 anos, a Cidade do Livro combina diversão e cultura em um grande espaço, onde as crianças são recebidas num cenário de livros gigantes. Cerca de 10 mil educadores e 80 mil alunos realizam o passeio monitorado todos os anos.

Font: MinC

Compartilhe

Bookmark and Share