quinta-feira, 18 de junho de 2009

5ª Jornadinha Nacional de Literatura

Paralelamente à 13ª Jornada Nacional de Literatura, acontecerá 5ª Jornadinha Nacional de Literatura, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, entre os dias 24 e 28 de agosto. Os encontros serão no Circo da Cultura - Campus I da UPF, quando escritores infanto-juvenis discutirão o tema "Arte e tecnologia: novas interfaces". Também haverá espetáculos musicais e teatrais, além de uma programação paralela com sessões de autógrafo, oficinas, contação de histórias e feira do livro.

Fonte: PNLL

O que é PNLL?

“O Plano Nacional do Livro e Leitura — PNLL — é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado (em âmbito federal, estadual e municipal) e pela sociedade. A prioridade do PNLL é transformar a qualidade da capacidade leitora do Brasil e trazer a leitura para o dia-a-dia do brasileiro. Neste primeiro momento, está compilando, sistematizando e divulgando as ações em prol do livro e da leitura realizadas no país através de seu Mapa de Ações. A partir deste mapeamento, criam-se condições para o intercâmbio e a sinergia entre ações similares e potencializam-se recursos públicos e privados, priorizando-se algumas ações macro que se tornem o motor para o desenvolvimento, nos próximos anos, de uma Política de Estado para o Livro e Leitura.”

9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto


Começa hoje a 9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto . Estão programados eventos gratuitos, abrangendo literatura e manifestações artísticas. Os visitantes poderão conferir também os stands de 48 expositores, que levarão à Feira uma grande quantidade de livros a preços mais baixos.


Página da Feira Programação
Fonte: CBL

Escritora Ana Maria Machado comemora 40 anos de carreira

Ana Maria Machado, 67, está comemorando 40 anos de dedicação à literatura.
Carioca do bairro de Santa Teresa, Ana cresceu em uma casa sempre repleta de “livros e pessoas”. Cursou Geografia, mas trocou o curso para Letras. A escritora, que é conhecida principalmente por sua produção na área infantojuvenil, foi professora, jornalista, dona da livraria Malasartes, já fez programa de rádio e hoje atua exclusivamente como autora de livros. Ocupa a cadeira de número 1 da Academia Brasileira de Letras e, em 2009, recebeu o prêmio internacional Hans Christian Andersen, considerado Nobel da literatura para crianças e jovens.
Seu primeiro livro infantil foi Bento-que-bento-é-o-frade, que recebeu um prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Na obra, a protagonista Nita questiona o mundo que a cerca, principalmente as coisas tidas como naturais e que pareciam muito estranhas aos olhos da menina. Escrita na época do regime militar brasileiro, o livro tinha um fundo de contestação e espírito de mudança.

Fonte: CBL

Compartilhe

Bookmark and Share