sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Biblioteca Thurkowiana de miniaturas

Biblioteca Thurkowiana de miniaturas
Um gabinete impressionante de carvalho contém a réplica de uma biblioteca clássica do século XVIII, até os menores detalhes de uma escala de 1: 4. A biblioteca contém mais de mil e quinhentos livros em miniatura, incluindo alguns quinhentos exemplares únicos. A maior coleção de livros em miniatura conhecidos, mas nenhum outro está alojado em uma biblioteca tão magnífica.

Guus Thurkow (1942-2011) era encadernador, mas também editor, colecionador, livreiro antiquário, bibliotecário e acima de tudo um bibliófilo. Ele implantou suas atividades bibliófilo em estreita colaboração com sua esposa, que também é encadernadora. Paixão compartilhada, sobretudo o livro em miniatura.
Em 2001, eles decidiram construir a exemplo das famosas bonecas holandesas do século 17 e 18 a biblioteca para seus livros em miniatura.

Com a colaboração de vários especialistas, a Bibliotheca Thurkowiana Minor construída. A biblioteca inclui vinte estantes com seis prateleiras e também é equipado com um globo terrestre e um globo celeste, uma mesa e uma cadeira para o bibliotecário, o livro de uma escada e uma estátua de Don Quixote, o patrono da biblioteca.

A coleção é classicamente dividida em seções, como Historia Natural e Musica, e alguns categorias mais modernas, como fotografia. Departamento Erótica é, obviamente, escondido atrás de uma entrada secreta.

Fonte: http://www.boekendingen.nl

Compartilhe

Bookmark and Share