terça-feira, 31 de agosto de 2010

Baixe e leia Guias de Leitura, Essencial Joaquim Nabuco, O Brasil Holandês, Pelos Olhos de Maise e o Príncipe

Baixe e leia Guias de Leitura dos livros:


“Os guias de leitura foram criados para estimular a discussão dos clássicos entre grupos de leitores.

Além das perguntas, haverá sempre um texto introdutório comentando a obra do ponto de vista histórico e literário.”


Essencial Joaquim Nabuco

Essencial Joaquim Nabuco reúne textos de um dos principais políticos e intelectuais brasileiros do final
do século XIX. São textos de várias das obras de Joaquim Nabuco (1849-1910), publicadas ao longo da trajetória pública deste que foi um dos primeiros pensadores brasileiros a ver a escravidão como o maior problema nacional.

Guia de leitura

O Brasil Holandês

A presença dos holandeses no Nordeste do Brasil durou pouco mais de vinte anos, mas deixou um legado histórico, cultural e econômico que ainda desperta o interesse dos estudiosos e fascina os interessados na história colonial. Os textos de O Brasil holandês são uma amostra das diversas vozes e versões dos principais acontecimentos militares e sociais da aventura holandesa nos trópicos. Os textos compõem um quadro político e cotidiano do período, um dos mais ricos e bem documentados da história colonial brasileira.

O livro tem organização de Evaldo Cabral de Mello, maior especialista no período holandês em Pernambuco.

Guia de leitura


Pelos Olhos de Maise

O romance Pelos olhos de Maisie, publicado em 1897, é uma das mais importantes obras de Henry James. O livro foi escrito na melhor fase da carreira do autor, quando James já desfrutava de grande sucesso e reconhecimento, graças a novelas como "Daisy Miller" (1878) e romances como Retrato de uma senhora (1881). Publicado depois de o autor ter se aventurado pela escrita teatral, este romance tem muitas passagens que lembram cenas, e o chamado "método cênico" de James seria aprimorado ainda mais em seus textos posteriores, como The ambassadors (1903) e a novela "A fera na selva" (1903). O livro conta a história da menina Maisie a partir do momento da separação de seus pais, Beale e Ida Farange, quando ela tinha apenas seis anos. A disputa judicial pela filha resultou em uma decisão inusitada. A guarda foi inicialmente concedida ao pai. Porém, como este devia dinheiro à mãe, a vida da menina foi dividida, e ficou acertado que cada um deles ficaria alternadamente com Maisie durante seis meses.

Guia de leitura

O Príncipe

Maquiavel escreveu O príncipe em 1513, em sua propriedade nos arredores de Florença, na região italiana da Toscana. Naquele ano, depois da dissolução do governo da cidade e do retorno da família Médici ao poder, Maquiavel foi preso, acusado de conspiração. Perdoado pelo papa Leão X, ele se retirou da vida pública e passou a escrever suas grandes obras. O príncipe foi publicado postumamente, em 1532.

Guia de leitura

Compartilhe

Bookmark and Share