quinta-feira, 11 de junho de 2009

Livro é devolvido à biblioteca depois de 145 anos

Um caso curioso ocorreu numa biblioteca universitária do Estado da Virgína, nos Estados Unidos. Depois de 145 anos, ou exatos 52.858 dias de atraso, um livro emprestado pela Washington and Lee University Library foi finalmente devolvido.
A obra era o volume número 1 do “History of the War in the Peninsular and in the South of France”, uma obra que trata sobre as guerras napoleônicas, que foi emprestada para o C. S. Gates, um historiador e soldado americano, em 11 de junho de 1864.
O livro passou por três gerações dos Gates até que membros da família descobriram o livro “perdido” e resolveram devolvê-lo a sua legítima proprietária.

Fonte: weblibrarian

Seminário Mindlin 2009 - Livros, Leituras e Novas Tecnologias


A Biblioteca Brasiliana USP é um grande projeto da Universidade de São Paulo que pretende disponibilizar ao público em geral uma parte do acervo da Biblioteca Guita e José Mindlin. Se trata de um conjunto de obras que conta muito da história da cultura, dos costumes e da trajetória do povo brasileiro.
O mais interessante não é apenas a sua grandiosidade: 17 mil obras dispostas em mais de 40 mil volumes que estarão distribuídas pelos 20 mil m² de área física. A característica principal desse projeto é o seu princípio de democratização do acesso a esse importante material. Para isso, o projeto conta com a digitalização de parte do acervo que poderá ser consultado pela internet através da Brasiliana Digital (como foi explicado anteriormente nesse blog - veja o artigo).
A boa notícia: parte dessa biblioteca digital será entregue durante o Seminário Mindlin 2009.
Esse evento, que será realizado no Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP), está programado para os dias 16, 17 e 18 de junho de 2009. A abertura do evento e a entrega da Brasiliana Digital será no primeiro dia. Nos dias seguintes, haverá palestras sobre casos de digitalização de acervos de outras instituições nacionais e internacionais.
Importante: a inscrição somente no local.
A programação está disponível no site do evento.
Mais informações, pelo e-mail bbm@usp.br ou pelo telefone (0xx11) 3091-1154.
Fonte: weblibrarian

Compartilhe

Bookmark and Share