sábado, 18 de julho de 2009

O meu primeiro Fernando Pessoa

A editora portuguesa D. Quixote negocia com duas editoras brasileiras a publicação de "O meu primeiro Fernando Pessoa", que explica às crianças a vida e obra do poeta português, disse à Agência Lusa a autora, Manuela Júdice.

As negociações estão sendo conduzidas pela editora e a autora exigiu apenas que a escrita não fosse adaptada ao português do Brasil e que fossem mantidas as ilustrações de Pedro Proença.

No Brasil, já existe uma antologia de Fernando Pessoa para crianças, chamada "Saudade, comboio e caracóis", mas o livro de Manuela Júdice aborda a vida e obra do autor e não se limita aos poemas infantis.

"Nunca fiz concessões para me ficar só pelos poemas infantis", afirmou à Lusa a autora, que está, na qualidade de vereadora da prefeitura lisboeta, participando na "Semana de Lisboa em Natal".

O livro parte do menino Fernando Pessoa e começa por relacionar os primeiros poemas com os primeiros anos de vida do poeta.

"Coloquei-me na posição de contar a história do Fernando Pessoa aos meus filhos ou aos meus netos", contou, reconhecendo que "explicar Pessoa às crianças é difícil".

No livro, a temática dos heterônimos é introduzida quando a história ainda não saiu da infância de Pessoa, através da sua brincadeira de interpretar vários personagens.

A explicação dos heterônimos surge através da carta em que Pessoa fala dos seus alter-egos a Adolfo Casais Monteiro.

A antiga diretora da Casa Fernando Pessoa procurou também incluir poemas que já tivessem sido musicados, como "Comboio descendente" ou "Cavaleiro monge".

"Fui buscando na obra dele pontos para ligar um novelo que à partida seria complicado de ligar", concluiu.

"O meu primeiro Fernando Pessoa", editado em 2006, vai na quinta edição.

Fonte: UOL Entretenimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Bookmark and Share