sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ações para ampliar público leitor do país

Entrevista com Fabiano Santos, diretor de Livro e Leitura do MinC, fala sobre as ações para ampliar público leitor do país.

Entrevista veiculada no Programa Cidadania, TV Senado, em 08/11/2009


Parte I


Parte II


Parte III


Fonte: MinC

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Editais capacitarão cerca de 3 mil agentes de leitura em 2010

O diretor de Livro, Leitura e Literatura do MinC, Fabiano dos Santos Piúba, e o consultor Fernando Braga participaram, na última sexta-feira (13/11), de reunião de planejamento para implementação da ação Agentes de Leitura.

O encontro reuniu representantes de sete estados – CE, SC, AC, PI, RJ, PA e BA. Foram debatidos procedimentos para o lançamento de editais estaduais para seleção dos Agentes de Leitura. Inicialmente serão formados cerca de três mil agentes em dez estados no começo de 2010.

Os editais devem ser lançados em meados de janeiro do próximo ano. Serão investidos, entre recursos dos Ministérios da Cultura e da Educação, cerca de 9 milhões de reais na formação dos Agentes de Leitura.

Fonte: MinC

Brasil entre os 50 países com hábito de leitura

Jornal de Brasília, 17/11/2009

Estudo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) referente ao hábito da leitura em 52 países revela que o Brasil ocupa a 47ª posição. Mais do que isso, mesmo tendo elevado a média de livros que os brasileiros leem por ano de 1,8 para mais de quatro nos últimos anos, o ranking é um sinal de alerta para que haja maior empenho em relação à Educação. Em países de senvolvidos, uma pessoa lê em média 10 livros ao ano.
Na opinião da Claudio Amadio, criador da Cidade do Livro, há que se comemorar a transformação por que a educação vem passando. “Percebemos uma ação conjunta de pais e educadores no sentido de desmistificar a ideia de que os livros são chatos e de mostrar na prática que é perfeitamente possível se divertir em meio a livros e num ambiente cultural”.
Amadio revela que a cada ano aumenta o número de escolas que adotam o primeiro parque temático cultural brasileiro como passeio. Inaugurada há 12 anos, a Cidade do Livro combina diversão e cultura em um grande espaço, onde as crianças são recebidas num cenário de livros gigantes. Cerca de 10 mil educadores e 80 mil alunos realizam o passeio monitorado todos os anos.

Font: MinC

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Literatura Fashion

Bolsas, criação da artista Olympia Le-Tan.






Fonte: Abebooks

















segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Bibliotecas-jumentos


No interior de Pernambuco, Amaraji 96 km da capital, tem projeto com Jumentos.

"A primeira etapa do trabalho mobilizou 300 professores da rede estadual de ensino por meio de uma oficina de Contação de Histórias. Num segundo momento 25 educadores, entre professores e alunos de Pedagogia, fizeram uma capacitação.E junto com a biblioteca-jumento chegarão ao leito onde ele estiver. " Texto completo

Bibliomulas

Biliomulas, projeto premiado e desenvolvido em regiões do interior da Venezuela, projeto interessante e que poderia ser facilmente aplicado aqui no Brasil, alcançando e proporcionando acesso a familias de baixa renda.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Livros infanto-juvenis de 1810 a 1950.



Memória Holandesa

"No âmbito da literatura infanto-juvenil, livros de imagens ocupam um lugar especial. Nos livros de imagens, as imagens são tão importantes quanto os textos. Elas ilustram um mundo em constante evolução de novas invenções e modos de transporte, de vida e moda, da vida cotidiana das cidades e aldeias. Tanto humor quanto moralismo pode ser encontrado em livros para crianças; eles brincam com o relacionamento entre a realidade e a fantasia."

Em uma iniciativa conjunta da Koninklijke Bibliotheek, o Openbare Bibliotheek Amsterdam, Bibliotheek Rotterdam, Stadsarchief en Athenaeumbibliotheek Deventer. Foram reunidos um total de seiscentos e cinqüenta livros do holandês, que datam do período 1810-1950. Foram digitalizados e estão a disposição do público.

Tenha acesso as belissímas obras deste período, clique aqui.

domingo, 1 de novembro de 2009

Lançada Coleção Digital de Obras Raras da Biblioteca do Senado

"Esse é um avanço extraordinário: estamos colocando a Biblioteca do Senado, a começar por parte de suas obras raras, à disposição do país". Foi dessa forma que o presidente do Senado, José Sarney, saudou o lançamento da Coleção Digital de Obras Raras da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, ocorrido na noite desta terça-feira (27), na própria biblioteca.


"A Biblioteca Digital armazena, preserva, divulga e dá acesso à produção intelectual dos servidores do Senado Federal, entre outros documentos de interesse do Poder Legislativo, em formato digital.

A BDSF propicia a segurança e preservação da informação, maior visibilidade na internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento."

Endereço da Biblioteca Digital: http://www2.senado.gov.br/bdsf/


Fonte: Agência do Senado

Compartilhe

Bookmark and Share