segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Documentário João Cabral de Melo Neto

Documentário produzido pela Editora Alfaguara para comemorar o relançamento da obra do poeta João Cabral de Melo Neto (pode ainda #ler um trecho do livro A escola das facas e Auto do frade). Com depoimentos de de vários artistas, escritores e poetas!

Parte 01



Parte 02




Fonte: Bibliofilmes

domingo, 27 de setembro de 2009

Edição de Colecionador de Os Contos de Beedle, o Bardo



AbeBooks vende uma cópia por $6.000 de Os Contos de Beedle, o Bardo. Foi uma primeira edição da edição de capa de couro - um de apenas 100 exemplares numerados, que foi assinada por JK Rowling.

Aparentemente, essas cópias foram distribuídas aleatoriamente para compradores que adquiriram a edição de colecionador da Amazon.co.uk. Qualquer livro assinado por JK Rowling tem valor imediato no mercado de livros raros. Por exemplo, em dezembro de 2007, o leilão beneficente AbeBooks vendeu uma cópia assinada de Harry Potter e as Relíquias da Morte para 3.950 dólares.

A edição de colecionador de Beedle, o Bardo é capa de couro e jóias com um saco de veludo bordada, e um envelope contendo 10 cópias por Rowling

Fonte: Abebooks

sábado, 26 de setembro de 2009

Exposição de Cordel

Exposição de Cordel na Universidade Estadual de Feira de Santana.



Fonte: MinC

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Você é o escritor!

Visite o site do projeto Você é o escritor! iniciativa da Fundação Palavra Mágica e escreva você o seu final para o livro, O menino que sonhava de olhos abertos de Galeno Amorim. Maiores informações aqui.

Fonte: Blog do Galeno

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Estante humana

Fotógrafo David Blazquez

Fonte: Bookshelf

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Serenata


"James Cain faz parte da fase áurea da literatura policial americana, ao lado de Raymond Chandler e Dashiell Hammett. A exemplo do que aconteceu com esses dois autores, o trabalho de Cain extrapolou o gênero noire firmou-se no panorama mais amplo da grande literatura moderna dos Estados Unidos.

Serenata é um exemplo por excelência dessa amplitude, a começar do estilo marcado por um fraseado minimalista, diálogos vívidos e descrições econômicas. A história é narrada em primeira pessoa por John Howard Sharp, cantor de ópera americano que se apaixona por Juana, uma prostituta mexicana. Os primeiros capítulos passados no México colocam em cena um artista em franca decadência, a destilar seus preconceitos ianques contra a cultura local, com uma virulência que a atual sensibilidade politicamente correta teria dificuldade em assimilar.

Tais preconceitos, porém, logo mostram sua função estrutural na trama ao estabelecer forte contraponto emocional com a eclosão da súbita e tórrida paixão entre o americano branco e a bela prostituta de ascendência indígena. Mas as coisas começam a se complicar seriamente quando o cantor frustrado resolve levar sua amada para os Estados Unidos, onde retoma sua carreira artística, atingindo fama meteórica nos palcos e no cinema. É só aí que surge o primeiro cadáver nesse thriller poderoso. "

Comprar


Fonte: Companhia das Letras

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Nuremberg Mahzor

Nuremberg Mahzor (acima) estará em exposição no Museu de Israel pela primeira vez a partir 18 de setembro.

Pesando 27 kg. Literalmente eu quero dizer. É um dos textos de maior sobrevivência a partir do século 14.

O manuscrito, um livro de orações, foi escrito na Alemanha em 1331 de suas 528 folhas (originais), apenas 7 estão faltando. Ele contém 22 iluminações embutido com o ouro e prata, e cerca de 100 orações e poemas litúrgicos que nunca foram publicados. Dentro das margens, comentário rabínico também foi impresso.

A exposição foi programada para abrir apenas dois dias antes de Rosh Hashaná, o feriado do Ano Novo Judaico.

Fonte: Abebooks

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Portugal ainda não tem data para implantação da Nova Ortografia

"As mudanças estabelecidas pelo Novo Acordo Ortográfico ainda não entraram em vigor na Península Ibérica, mas foram adiadas para o próximo governo. Enquanto isso, as editoras responsáveis pela produção do material didático luso reclamam da falta de informações e posicionamento do governo. "O Acordo Ortográfico não está introduzido na edição escolar porque isso depende de diretivas do Ministério da Educação (ME) e não há neste momento qualquer plano do ME para introduzir o acordo ortográfico no ensino em Portugal", esclarece representante da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL)."

Fonte: PNLL

terça-feira, 8 de setembro de 2009

São Paulo abrigará biblioteca central

São Paulo abrigará biblioteca central Cerca de R$ 12,5 milhões serão investidos na construção da Biblioteca de São Paulo, instituição que deverá servir de sede para as 961 bibliotecas públicas dos municípios paulistas. O projeto propõe a criação de um espaço inovador, mais parecido com livrarias de sucesso do que com a imagem das tradicionais bibliotecas. Inspirada na Biblioteca Pública de Santiago do Chile, o local pretende ter o dinamismo e a acessibilidade como objetivo. "O livro estará ao lado de todos os outros suportes, como CDs e DVDs, jornais e revistas", afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo o secretário de Estado da Cultura, João Sayad, que adianta que serão instalados, também, equipamentos apropriados para leitura braile e produção de audiobooks.

Fonte: PNLL Edição nº 172 - 07 a 13/09/2009

sábado, 5 de setembro de 2009

Estante Código de barras


Que tal deixar seus livros na vertical, em projeto inspirado em código de barras, a designer Lina Meier criou a Bardeco, para o uso em casa, restaurantes, bares e cafés. Feita a partir de pó de aço revestido e carvalho maciço. Revistas também se encaixam muito bem nas áreas de maior dimensão.
Fonte: Bookself

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Projeto Brasiliana Digital


Fonte: Brasiliana USP

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Louis Vuitton: Arte, moda e arquitetura

O vídeo promocional de livro é uma parceria da Louis Vuitton com Camille Scherrer, para apresentar o novo livro, "Louis Vuitton : Art, Fashion and Architecture".




Fonte: bibliofilmes

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Esculturas de Cara Barer

Esculturas e fotografias produzidas e criadas pela fotógrafa, Cara Barer, por meio de experimentações.

“As minhas fotografias são essencialmente uma documentação de uma evolução física. Eu mudei um objeto comum em escultura em um estado de fluxo.

Chego a algumas das minhas imagens por acaso. Outros, através da experimentação. Sem esses dois elementos, o meu trabalho não fluiria facilmente.

Com os livros descartados que eu adquiri, eu estou tentando confundir as fronteiras entre os objetos, escultura e fotografia. Este projeto tornou-se uma jornada que continua a evoluir.”



Secret
Maze

la bruja



Kaleidoscope




Indigo

Fonte: Cara Barer

Compartilhe

Bookmark and Share